quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Vereadores criam Comissão Especial para acompanhar a definição do local e a construção do novo aeroporto

Foto: Siliane Vieira
A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira (06.02.08), o requerimento de autoria da Mesa Diretora requerendo a criação da Comissão Especial Temporária do Novo Aeroporto a ser instalado na serra gaúcha. A comissão vai acompanhar todas as discussões sobre o melhor local para a instalação e construção do aeroporto, que tem o objetivo de atender toda a comunidade regional. A seguir descreveremos a principal argumentação constante do requerimento que serve para justificar a criação da referida comissão.
Estudos e discussões a respeito do aeroporto para a serra vêm acontecendo há muitos anos, pois o atual aeroporto de Caxias do Sul há muito já não atende à necessidade de deslocamentos para outras partes do país, a estrutura para cargas é extremamente insatisfatória e, pelo fato de estar incrustado na zona urbana, não tem possibilidade de expansão.
Nossa cidade cresceu e tornou-se uma metrópole, e muitos outros municípios da serra gaúcha dependem da iniciativa das autoridades caxienses para que soluções aconteçam em suas próprias cidades.
A tradição tem demonstrado que as articulações políticas, bem como as técnicas, precisam acontecer de forma permanente para que qualquer empreendimento público aconteça, o que é do interesse de todos os cidadãos. A Rota do Sol é um exemplo de integração de classes; lutaram de forma individual, mas houve a integração para que a estrada acontecesse. E recentemente aconteceu.
Sem dúvida nenhuma, a construção de um novo aeroporto para Caxias do Sul e para a serra gaúcha é necessária. Qual o melhor local? Como o aeroporto irá atender a região? Estará localizado no leste ou no oeste? Pouco importa. O que queremos, mesmo, é que o empreendimento realmente aconteça e possa contribuir com o processo de desenvolvimento de nossa região. As dúvidas serão sanadas de forma técnica, isentas de paixões políticas e/ou particulares. O coletivo regional precisa ser atendido. Se houver dificuldades para atender esta ou aquela região, precisaremos gestionar para que outros equipamentos possam ser construídos. A Câmara de Caxias do Sul não pode ficar apenas na figuração da história, na tangência dos acontecimentos; ela precisa ter a atuação principal nas discussões e em todos os acontecimentos no decorrer do processo de definição de áreas, da forma de atendimento, dos prestadores de serviços, mas, principalmente, na concretização física do grande empreendimento que será o novo aeroporto da serra gaúcha, a ser instalado num futuro próximo em nossa região.
O requerimento foi aprovado pela unanimidade dos vereadores. A comissão será instalada nos próximos dias e será mantida até o momento da inauguração da obra.