quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Definida a localização de novo aeroporto internacional

Caxias do Sul (RS), 21 de Dezembro de 2006 - Com capacidade para receber aviões do tipo 747, o terminal atenderá o nordeste do estado. O governo gaúcho investiu cerca de R$ 60 mil num estudo para definição do sitio onde deverá ser construído o novo aeroporto de Caxias do Sul, na serra gaúcha. O local escolhido é uma área de 424 hectares na Vila Oliva, distante 20 quilômetros do centro da cidade.
De categoria internacional e capacidade para realizar operações com as aeronaves do tipo 747, o projeto atenderá a demanda de passageiros e de carga de toda região nordeste do estado. De acordo com o diretor do Departamento Aeroviário do Rio Grande do Sul, Fernando Bizarro, a obra ainda não tem data certa para ser iniciada. Com a experiência que tem no setor, ele estima que o investimento será da ordem de R$ 80 milhões.
"Este é um valor de referência, pois não temos elementos precisos de como será a infra-estrutura deste aeroporto", ressalta Bizarro, acrescentando que a pista terá um eixo de seis quilômetros. "Nós concluímos a primeira etapa do estudo, que foi a definição de uma área. Analisamos quatro áreas: além de Vila Oliva teve uma em Farroupilha e duas na cidade de Flores da Cunha", conta o diretor, lembrando que a segunda fase, que trata do levantamento e impacto ambiental, ficará com a equipe que irá administrar o Rio Grande do Sul a partir de 2007, disse ele, referindo-se a governadora eleita Yeda Crusius.
De acordo com Bizarro, a necessidade de um novo aeroporto de grande porte no Estado apareceu no "Estudo de Desenvolvimento Regional e Logística de Transporte - Rumos 2015", encomendado à secretaria de Planejamento. "O atual aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre possui algumas limitações para ampliações. Uma delas é a remoção de um bairro inteiro próximo", comenta o diretor do Departamento Aeroviário do Estado. "Sem contar as restrições para o transporte de cargas", acrescenta.
O Rumos 2015, conforme Bizarro aponta que a participação do PIB da região nordeste no PIB gaúcho passará dos atuais 9% para 13% em 2015. "Atualmente o transporte de passageiros no aeroporto de Caxias do Sul também está perto do seu ponto limite", comenta o diretor do Departamento Aeroportuário. Ele estima em 200 mil o número total nesse ano e com investimentos na estrutura atual ele pode chegar ao máximo a 400 mil. "Em 2015, esta região deverá movimentar cerca de 800 mil passageiros/ano", diz Bizarro, citando o estudo.
Outra vantagem listada por Bizarro é a possibilidade de operações com vôos charter do exterior chegando diretamente em Caxias do Sul, sem passar por São Paulo ou Porto Alegre. "Certamente, o trade turístico será beneficiado com isso", lembrando que a opção de construção de um aeroporto na cidade de Canela, na região das Hortênsias está parado a quatro anos em virtude de uma ação do Ministério Público Federal. O objetivo era incentivar a visita de turistas do Chile, Argentina e Uruguai, entre outros países do Cone Sul.
O prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, disse ontem que "a conclusão da primeira fase faz parte de um conjunto de outras fases", e que este é um processo que está em um estágio embrionário. "De qualquer forma, pela sua importância, colocamos o projeto no Plano Diretor da cidade", faz questão de ressaltar o prefeito. Nesse ano, a administração municipal investiu R$ 600 mil em diversas obras de infra-estrutura no aeroporto local.
(Gazeta Mercantil/InvestNews - Guilherme Arruda)