terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

JORNAL PIONEIRO DE 12 DE FEVEREIRO DE 2008 - CANELA ESTÁ NA BRIGA

Apesar das dificuldades para obter uma licença ambiental para a construção do Aeroporto das Hortênsias, a prefeitura de Canela não desanima. Pelo contrário. A cidade vai lutar até o fim pelo aeroporto. É o que deixou bem claro ontem a prefeita em exercício de Canela, Carmen Lúcia de Moraes (PP). Na semana passada, ela foi informada de uma sentença da Justiça Federal de Caxias do Sul de que a prefeitura de Canela terá de pedir nova licença ao Ibama - uma licença anterior, concedida pela Fepam, foi considerada ilegal.
- É mais um capítulo dessa história. Mas enquanto não nos disserem não, nós vamos tentando, avisa Carmen. A insistência de Canela bate de frente com os interesses de líderes políticos e empresariais da região que querem a instalação do novo aeroporto regional em Vila Oliva, distrito de Caxias. Um dos dois projetos de aeoportos terá de ser arquivado. Segundo o gerente regional da Anac para a Região Sul, Roberto Carvalho Netto, estudos apontam a inviabilidade técnica de dois aeroportos tão próximos um do outro.
- Há o problema do conflito de tráfego aéreo. As lideranças da região precisam decidir qual aeroporto vai ficar, alerta.