domingo, 2 de março de 2008

NOTÍCIA DE 07 DE NOVEMBRO DE 2007 - FALTA DE SEGURANÇA EM AEROPPORTO DE CAXIAS DO SUL RESTRINGE VÔOS

SIMONE IGLESIAS da Agência Folha, em Porto Alegre
A falta de um caminhão de combate a incêndio no aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (150 km de Porto Alegre), fez com que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) rebaixasse o seu nível de segurança, na quarta-feira.
Com isso, a Gol e a TAM, as duas companhias aéreas que operam no aeroporto, suspenderam provisoriamente os vôos para a cidade.
Na quarta-feira (7) à noite, duas aeronaves da Gol foram desviadas de Caxias do Sul para Porto Alegre. O procedimento se repetiu ontem pela Gol e pela TAM, que também transferiu os pousos e decolagens de Caxias do Sul para Porto Alegre.
Desde dezembro de 2002, um caminhão de combate a incêndio está em uma oficina, numa cidade vizinha a Caxias do Sul, para ser consertado. Ele tombou na pista por problemas mecânicos.
Naquela época, segundo o diretor regional da Anac, Roberto de Carvalho Neto, o aeroporto já havia sido notificado. "Parecia um problema provisório, pois o caminhão estava numa oficina. Mas na semana passada fizemos uma vistoria e detectamos que ainda não havia sido solucionado. Então, rebaixamos o nível", disse.
Neto afirmou que, no momento em que há rebaixamento de categoria (no caso de Caxias do Sul ocorreu rebaixamento do nível 5 para 3), é emitida uma notam (notice to airmen, em inglês, ou aviso aos navegantes, em português) aos pilotos e às companhias, que decidem se mantêm pousos e decolagens.
O Departamento Aeroportuário do Estado, responsável pelo aeroporto de Caxias do Sul, disse que resolverá o conserto do caminhão "o mais rápido possível" para que o local volte a operar normalmente.
O diretor do departamento, Sérgio Sparta, afirmou que a demora no conserto ocorreu porque as peças são importadas e também porque foi aberta uma sindicância para apurar os motivos do acidente.
Pelo aeroporto passam cerca de 360 passageiros por dia, com três chegadas e três partidas para São Paulo.