sábado, 1 de março de 2008

CAXIAS SEM VÔO DA TAM

Escrito por José Luis Bonamigo - 1-Mar-2008
Com plano de reestruturação, companhia abandona a rota entre a cidade e São Paulo a partir de 23 de março. Dos 37 funcionários, 21 serão demitidos. Operações comerciais e de cargas permanecem. A partir deste mês, Caxias terá só uma empresa aérea operando no aeroporto regional, a Gol. No dia 23 de março, a TAM deixa de operar o transporte de passageiros na cidade. Serão mantidas as atividades comerciais e de carga, e 21 dos 37 funcionários na cidade devem ser demitidos, segundo o representante da empresa na região Nordeste do Estado, Henrique Elustondo. O Departamento Aeroportuário do Estado ainda não foi comunicado oficialmente pela companhia, mas recebeu informações da administração do Aeroporto Regional de Caxias do Sul. O administrador do aeroporto, Gilberto Madalosso, acredita que a decisão da TAM seja conseqüência de uma queda considerável no movimento de passageiros, especialmente depois de outubro, quando a Gol Linhas Aéreas passou a operar um segundo vôo na cidade.
- O vôo (da TAM) vai para Guarulhos e o da Gol para Congonhas. A gente conversa com os passageiros e eles dizem que isso também pesa - argumenta Madalosso.
- Nós sabemos que a TAM está passando por uma reestruturação de marca, de frota. Espero que seja temporário, já que a TAM não tem por que deixar o mercado de Caxias, que tem tendência de crescimento e não de retração - complementa o secretário municipal de Transportes, Jorge Dutra.
Apesar de não haver um comunicado oficial, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, Milton Corlatti, explica que tomou conhecimento da decisão por meio da própria empresa. Na ocasião, também foi informado sobre a entrada em aviso prévio dos funcionários da companhia que atuam no aeroporto da cidade. Corlatti diz que foi surpreendido com a notícia e que tentará, junto com as entidades empresariais caxienses, reverter a decisão. A CIC encaminhará uma carta na próxima semana ao presidente da TAM, Davis Barioni Neto, sugerindo a alteração do horário e destino de operação na cidade. O dirigente explica que também está conversando com a prefeitura e políticos caxienses para dar suporte à pressão junto à companhia a fim de tentar mantê-la na cidade. Corlatti ressaltou ainda que há demanda para operação de outras companhias, tanto que a região estuda a construção do aeroporto regional.- Como vamos pleitear um aeroporto regional com uma companhia apenas? A demanda existe e a TAM tem que repensar o horário que pratica e também o fato de chegar em Guarulhos - acrescenta. Por nota oficial, a direção da empresa informou que a mudança faz parte de uma reestruturação da sua malha aérea e que está adequando sua estratégia de negócios na região.
Recorde ameaçado
O administrador do Aeroporto Regional, Gilberto Madalosso, conta que a expectativa é que em março, mês de maior movimento, fosse atingido o número de 15 mil passageiros. Com a interrupção das operações da TAM, ele não sabe se isso vai ocorrer.
HORÁRIOS
Confira os horários operados pelas companhias na rota Caxias-São Paulo:
Gol - manhã (vôos diários)
Saída de Congonhas - 8h10min
Chegada em Caxias - 9h40min
Saída de Caxias - 10h05min
Chegada em Congonhas - 11h35min
Gol - tarde (vôos diários)
Saída de Congonhas - 15h40min
Chegada em Caxias - 17h10min
Saída de Caxias - 17h35minh
Chegada em Congonhas - 19h05min
TAM (vôos de domingo a sexta-feira)
Saída de Guarulhos - 11h50min
Chegada em Caxias - 13h20min
Saída de Caxias - 14h
Chegada em Guarulhos - 15h30min