sábado, 8 de março de 2008

PÁ DE CAL - MOBILIZAÇÃO

Stefan Ligocki - 08/03/2008
Pá de cal
Além do anúncio de que o aeroporto regional de Caxias do Sul vai ganhar mais 90 dias para instalar equipamentos necessários para seguir operando normalmente, algo mais chamou a atenção na participação de representantes do DAP na sessão da Câmara de Vereadores, na quinta-feira. O diretor do DAP, Sérgio Sparta, e o engenheiro Fernando Bizarro praticamente botaram uma pá de cal no debate em torno do melhor local para receber o novo aeroporto. - Não tem mais o que discutir, sob o risco de perdermos o aeroporto. Não haverá desenvolvimento econômico na Serra se não tivermos um aeroporto de grande porte - afirmou Bizarro. Nos bastidores, comenta-se que um novo estudo da Anac, a ser divulgado em breve, confirma o distrito de Vila Oliva, em Caxias, como a área a receber o novo aeroporto regional. A vinda do ministro da Defesa, Nelson Jobim, em uma audiência pública sobre o assunto, deve ocorrer na primeira quinzena de abril ou de maio. Jobim virá apenas para sacramentar o que já está definido tecnicamente. Mesmo que a área já esteja definida, é importante a realização da audiência pública com Jobim para logo para que fique bem claro o critério de escolha de Vila Oliva. Caso contrário, as especulações continuarão alimentando um debate que só divide os municípios da Serra. E tudo o que não é preciso neste momento é desunião. - Temos de nos unir para viabilizar esse aeroporto - defende o presidente da CIC de Caxias, Milton Corlatti.
Mobilização...
Representantes de entidades empresariais e lideranças políticas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis e Guaporé já repassaram à Anac um abaixo-assinado que pede a reavaliação da área de Mato Perso, entre Caxias e Farroupilha, para receber o novo aeroporto. Segundo o presidente do Centro de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento, Ademar Petry, o documento tem mais de 20 assinaturas de empresários, prefeitos e vereadores da região.
...e aceitação
Apesar da mobilização, os representantes de cidades da região de Bento já admitem aceitar que o distrito caxiense de Vila Oliva receba o novo aeroporto. No entanto, reclamam que ainda não tiveram a chance de opinar. - Respeitaremos as questões técnicas, mas queremos ter acesso às informações e discutir - afirma Ademar Petry, acrescentando que se Vila Oliva for a área escolhida, é possível que o empresariado de Bento siga usando o aeroporto de Porto Alegre para escoar produtos.
Fonte: Jornal Pioneiro de 08 de março de 2008.