sexta-feira, 7 de março de 2008

Estado pede tempo para adequações - Aeroporto regional pode ser interditado por falta de segurança.

JORNAL PIONEIRO, 7 DE MARÇO DE 2008 - JOÃO HENRIQUE MACHADO - Foto de Jeferson Botega.
Termina em 15 de março prazo para a instalação de raio-x para bagagens e detectores de metais.
Caxias do Sul - O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani pode ser proibido de vender passagens caso não instale equipamentos de raio-x para bagagens, portais com detectores de metal e contrate agentes de segurança especializados. A ameaça é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em janeiro, o órgão determinou prazo até o dia 15 de março para a adequação. Ontem, o diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), coronel Sérgio Fett Sparta de Souza, esteve na Câmara de Vereadores e anunciou que o prazo teria sido estendido por mais 90 dias. Até a noite, a Anac não confirmou a informação. De acordo com o diretor do DAP, o prazo de 60 dias que a Anac deu em janeiro não é suficiente para tramitar um processo de licitação para a compra dos equipamentos que, segundo ele, custam cerca de R$ 150 mil. Também não haveria tempo suficiente de preparar servidores para operá-los. Ele também descartou a contratação emergencial de empresa homologada pela Anac para o serviço.
- O Estado não tem condições financeiras de comprar esse material nem de contratar serviços especializados. Pedimos prazo e conseguimos mais 90 dias para adequarmos o aeroporto - explicou Souza. No início da noite de ontem, saindo de uma reunião da diretoria em Brasília, o gerente regional da Anac para a Região Sul, Roberto Carvalho Netto, não confirmou a ampliação do prazo. Ainda assim, depois de consultar por telefone seus assessores em Porto Alegre, ele não descartou a possibilidade de isso ter ocorrido:
- Quem cuida diretamente desses casos é a superintendência de infra-estrutura da Anac, que fica no Rio de Janeiro. Não tenho como checar isso nesse horário, mas eles podem ter dado mais tempo para o DAP. O que posso dizer é que nenhum documento chegou para a regional. Não é de praxe eles não nos comunicarem, mas pode ter acontecido. Quanto à possibilidade de interdição parcial do Hugo Cantergiani, o gerente regional da Anac foi brando.
- Os aparelhos são uma exigência internacional, mas o Brasil não é um país que ofereça riscos de segurança. Ainda assim, não podemos abrir exceções para não perder certos privilégios internacionais em assuntos de aviação - afirmou. De acordo com o administrador do aeroporto, Gilberto Madalosso, a Comissão de Segurança do Hugo Cantergiani, do qual ele também é presidente, debateu a instalação dos aparelhos solicitados em pelo menos 11 reuniões desde 2005. Ele relata que diversas vezes pediu a aquisição dos equipamentos para o DAP.
- Até poderemos receber passageiros que pousam aqui, pois eles e suas bagagens já teriam sido vistoriados no aeroporto de origem. Mas duvido que isso ocorra, pois as companhias aéreas não trariam gente para cá para voltar com a aeronave vazia - comentou Madalosso. Segundo o administrador, a possível sanção da Anac não afetaria vôos de aeronaves particulares nem aviões de carga. ( joão.machado@jornalpioneiro.com.br )
Mais
Investimento
Ontem à tarde, na Câmara de Vereadores, o diretor do DAP, coronel Sérgio Fett Sparta de Souza, confirmou o investimento de R$ 1 milhão para a ampliação e reforma do Aeroporto Regional de Caxias. Não há prazo para as obras começarem.