domingo, 9 de novembro de 2008

Anac define área de Vila Oliva

O Gerente de Operações de Infra-estrutura Aeroportuária, Kazuhiro Uekane, informou na última quarta-feira, dia 05, em audiência em Brasília, aos deputados Ruy Pauletti (PSDB) e Pepe Vargas PT) que área de Vila Oliva foi escolhida para sediar o aeroporto regional de Caxias.
Fonte: Redação Gazeta de Caxias
Enquanto o novo aeroporto não estiver pronto, o atual continuará prestando serviços a região
Foi apresentado o projeto para o novo aeroporto da região serrana, com todos os dados técnicos levantados pelos engenheiros da ANAC. Os locais indicados para a implantação do Aeroporto eram Vila Oliva em Caxias e Mato Perso, Farroupilha.
400 hectares
O sítio de Vila Oliva foi o que apresentou as melhores condições, como área disponível de 400 hectares que possibilitará um Aeroporto com duas pistas de quatro mil metros. Vila Oliva obteve 74 pontos contra 69 de Mato Perso, na avaliação dos técnicos da Anac, que consideraram a área a mais apropriada tecnicamente, destacando o fato de não apresentar problemas de residências em suas proximidades. Agora falta o local, que faz parte inclusive do Plano Diretor de Caxias, ser escolhido e ocorrer a desapropriação dos terrenos e os recursos financeiros administrativos do Governo do Estado ou do Governo Federal.
Verba
Existe verba do Governo Federal dentro do Programa de Auxílio a Aeroportos - PRFAA no valor de R$ 160 milhões para atendimento aos novos aeroportos no país. Se for verba oriunda do PAC, o Aeroporto será administrado pela INFRAERO.
Responsabilidade
Os Deputados Ruy Pauletti (PSDB) e Pepe Vargas (PT) acenam com recursos das emendas do Orçamento Geral da União. É de responsabilidade agora das entidades representativas das comunidades da serra gaúcha se mobilizarem visando a implantação da obra. Pauletti diz que já esteve reunido com a Governadora Yeda Crusius (PSDB) que ofereceu a infra-estrutura do Estado do RS. Os técnicos da ANAC farão uma exposição à comunidade da Serra gaúcha em data a ser confirmada.
O Presidente da CIC, Milton Corlatti, saudou a escolha em Vila Oliva, dizendo que “o aeroporto regional contemplará o futuro de toda a nossa região pela importância que ele terá em termos estratégicos. Agora, me parece que não é mais o momento de se discutir qual é o melhor local, o importante, neste momento, é comemorarmos e nos unirmos, porque, finalmente, vamos ter, num futuro breve, um aeroporto em condições de prestar um serviço de primeiro mundo em termos de estrutura e agilidade”.
Terminal internacional
Corlatti diz que “quando o novo aeroporto estiver pronto os empresários de Caxias e da região notarão a facilidade de se chegar ao centro do país, e exterior, pois teremos um moderno terminal de cargas internacional, o que deverá agilizar o escoamento da produção”.
Limitação de pista
Corlatti lembra que “o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tem limitação de pista, o que não ocorrerá no Aeroporto de Vila Oliva quando ele estiver concluído. Algumas resistências que ainda possam existir, em relação ao local em Vila Oliva, desaparecerão quando constatarem os benefícios que eles também usufruirão”.
Melhorias
Coltatti confia que agora a Prefeitura e o Governo do Estado deverão fazer a sua parte na escolha da área e na construção do aeroporto, “mas, enquanto isso, continuaremos cobrando melhorias no atual aeroporto que presta e deverá prestar grandes serviços a Caxias e região”.