domingo, 4 de maio de 2008

É em Vila Oliva ou em Mato Perso?

Técnicos da Anac estiveram em Caxias para fazer nova vistoria sobre os locais que se candidataram a sediar o novo aeroporto regional e também para acabar com a polêmica que divide a preferência da região.
Por João C. Garavaglia
Foto por Arquivo Gazeta de Caxias
Região precisa se unir por novo aeroporto
Região precisa se unir por novo aeroporto
Dois locais disputam o novo aeroporto, um é Vila Oliva, distrito de Caxias, e outro, a de Mato Perso, Farroupilha. Inicialmente tinha sido aprovada a área de Vila Oliva, mas a grita de empresários da região liderados por Bento Gonçalves, para que o mesmo seja construído em Mato Perso, fez com que técnicos da Anac voltassem à região para uma nova vistoria. Ainda não se tem a informação de qual é resultado da nova vistoria. Mas há quem garanta, nos bastidores, que a área de Vila Oliva deverá ser mantida e que a vinda deles foi mais para dar uma satisfação para os empresários da região de Bento, Farroupilha e Garibaldi.
Preferência
Sabe-se que os empresários de Caxias, através da CIC, apóiam a área de Vila Oliva porque além de ela ter sido apontada na primeira vistoria feita pela Anac como a melhor tecnicamente para a construção do novo aeroporto, também estaria dentro do município de Caxias e sua construção em Vila Oliva, pela sua proximidade, poderia até inviabilizar a construção do aeroporto na região das hortênsias, reivindicação de Canela e Gramado, fazendo com que o de Vila Oliva se tornasse o único em toda a a região da serra.
Discordância
Mas não é a opinião de empresários de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranopólis e Farroupilha, que defendem a área de Mato Perso por entenderem que, além de estar no centro da região, é de fácil acesso, e ainda porque estaria percorrendo mais de 30 quilômetros que separam Vila Oliva de Caxias do Sul.
Razoável
Eles entendem que seria mais razoável irem a Porto Alegre, com pista dupla, do que terem que percorrer distância quase idêntica para ir a Vila Oliva, enquanto que em Mato Perso as distâncias seriam menores, inclusive para Caxias. Vila Oliva.
Contrapôs
Esta opinião liderada por Bento se contrapôs ao desejo de Caxias, notadamente da CIC que entende que Mato Perso é o local mais adequado até porque numa primeira avaliação foi o local escolhido pela Anac.
União
Porém, nas últimas horas, lideranças de Caxias e Bento começam a chegar num consenso quanto à importância do aeroporto para toda Serra, para que tudo seja encaminhado positivamente. O prefeito de Bento Gonçalves Alcides Gabrielli (PMDB) concorda que deve haver esta união dizendo que “temos que trabalhar pelo crescimento da região. Posso garantir que não há nenhum problema entre Bento e Caxias.”
Acatar
O presidente da CIC, Milton Corlatti, também acredita “que neste momento mais importante da discussão do local é a união de toda a região para que possamos ser fortes politicamente na reivindicação do novo aeroporto, garantir os recursos que possam viabilizá-lo e depois acatar a decisão que a Anac tomar quanto ao local. Corlatti destaca “que todos sabem que há dificuldades de manter as linhas aéreas no aeroporto de Caxias. Por isso precisamos nos unir”.
Fonte: Gazeta de Caxias