quarta-feira, 16 de abril de 2008

ROTA DO FUTURO

Hotéis em Gramado
Textos Halder Ramos
Sem nenhum lampejo de criatividade, procurei imaginar o Aeroporto Regional de Vila Oliva no ano de 2030. Refleti sobre os benefícios que o empreendimento trará para a região, e especialmente, para Gramado. Claro, tudo não passa de projeto. No entanto, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) garante que o local mais viável para a instalação de um aeroporto é mesmo o distrito de Caxias do Sul. Comecei escrevendo sobre criatividade porque não há como falar sobre o aeroporto sem viajar na imaginação, sem sonhar. Mesmo porque não existe nada de concreto, nem a definição exata do local do novo Aeroporto Regional. Portanto, vamos às circunstâncias que pesam em favor de Vila Oliva: com 1.313 habitantes, o distrito faz divisa com Gramado e, pasmem, faltam apenas 20 quilômetros de asfalto entre o Mato Queimado e o vilarejo.
ACESSO
Na rota do futuro, eu e o fotógrafo Sandro Seewald não fomos de conversível importado, mas de moto. No trajeto, nenhuma pompa e sim curvas e buracos em estrada de chão batido. Com suas pontes de madeira e ferro, viajamos por uma estrada que remete ao passado. Ou seja, o caminho do desenvolvimento passa pela Ponte do Raposo. Parece piada, mas não precisa muito para concluir que a proposta é viável. Basta vontade política e esforço conjunto. Sim, porque utopia é acreditar que teremos dois aeroportos: um em Vila Oliva e outro no Saiqui. Ledo engano! Se por terra a distância entre as áreas destinadas aos empreendimentos é de 72 quilômetros, imaginem a confusão aérea.
LOCALIZAÇÃO
O distrito de Vila Oliva possui localização geográfica privilegiada. Apesar das dificuldades de acesso, a área do novo aeroporto fica a 34 quilômetros de Caxias do Sul. Aliás, o terreno de 324 hectares está a seis quilômetros do centrinho do vilarejo. Para ir até a Rota do Sol, são 12 quilômetros de estrada. No entanto, o mais interessante é a proximidade com Gramado: da Igreja Matriz São Pedro até a igreja da comunidade de Vila Oliva são exatos 25,7 quilômetros. Outro aspecto interessante é o pequeno trecho que falta ser asfaltado entre as duas cidades: do Villagio até a Ponte do Raposo, que marca a divisa entre Gramado e Caxias do Sul, são dez quilômetros, ou seja, compete a Prefeitura de Gramado pavimentar o trajeto. Depois da ponte, são outros dez mil metros até o centro do distrito, que são de responsabilidade de Caxias do Sul. Não esqueçam que estamos no ano de 2030. Com tudo pavimentado, o tempo de viagem de Gramado até o aeroporto seria de no máximo 20 minutos. Dá para sonhar...